Acesse meu site: www.harmoniaessencial.com.br

.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Qualidade de Vida através da Massagem




Atualmente, a busca pela qualidade de vida tem levado muitas pessoas a procurar por terapias ou tratamentos “alternativos”.


Como todo ser vivo, somos “movidos” por energia. Sem energia não andamos, não falamos, não respiramos e nem ao menos pensamos. Porém, para mantermos nosso corpo em perfeito funcionamento, precisamos manter nossa energia em equilíbrio.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), em nosso corpo existem “caminhos” por onde esta energia se movimenta. Esses caminhos são chamados de Meridianos e estão relacionados a órgãos e vísceras de nosso organismo. Podemos dizer que estes caminhos são semelhantes às veias e artérias, por onde o sangue circula só que não são visíveis. Quando estamos em harmonia, a energia circula livremente. Porém, quando perdemos a harmonia, esta energia não circula de forma correta, podendo até ficar estagnada em determinados pontos. Quando isto ocorre, o corpo físico apresenta problemas, como, por exemplo, dores de cabeça e no corpo ou até mesmo algum tipo de doença.

O principal conceito da MTC é: “Para curar uma doença, deve-se curar sua raiz.” Desta forma, o objetivo das práticas terapêuticas baseadas na MTC é compreender os fatores que propiciaram ao individuo o seu desequilíbrio energético e procurar estabelecer a fluidez da energia.

Entre as práticas terapêuticas fundamentadas na MTC está o Shiatsu. Esta técnica de massagem associa movimentos como deslizamentos e pressões juntamente com alongamentos e técnicas de respiração equilibrando o indivíduo de forma completa, pois ela atua nos corpos físico, mental e emocional. Promove relaxamento muscular e nervoso, pois durante a massagem ocorre no organismo a liberação de serotonina e outras substancias que induzem a estados de bem estar físico e mental. Tem efeito anti-estresse e antidepressivo, reduz a tensão e melhora a qualidade do sono, estimula um profundo processo de autoconhecimento e transformação interna a partir da liberação de bloqueios energéticos gerados por emoções reprimidas, crenças, conceitos e experiências, bloqueios estes que são visíveis no corpo sob a forma de estruturas rígidas.

Cuidamos sempre de nossa aparência física, porém, precisamos adquirir o hábito de cuidar também do nosso interior. Cuidar de forma preventiva, como uma espécie de “manutenção”, antes que as dores ou doenças se manifestem.

Somente assim teremos qualidade de vida, pois estaremos em contato com nosso interior e mais perto do que chamamos de tranqüilidade... a paz interna!





Nenhum comentário: